“Nenhum investidor coloca dinheiro onde a regra muda o tempo todo”, diz Efraim em palestra para representantes da Associação Nacional de restaurantes em SP

O senador Efraim Filho (União-PB) marcou presença em um dos principais encontros nacionais do setor de comércio e serviços, promovido pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), nesta segunda-feira (25), em São Paulo.

Diante de empresários e lideranças de todo o país, Efraim foi direto: “Meu papel é garantir que o chão onde vocês constroem seus negócios seja firme como concreto armado. E isso se faz com reforma tributária, segurança jurídica e estabilidade econômica.”

O evento, voltado para debater os desafios e oportunidades do setor, foi palco de um discurso firme de Efraim exaltando os empreendedores do país como “heróis da resistência” por enfrentarem, todos os dias, o que ele chamou de “tripé nefasto do Custo Brasil”: alta carga tributária, burocracia sufocante e insegurança jurídica. “Empreender não pode ser um ato de heroísmo, tem que ser uma escolha viável e natural. Hoje, antes de pensar em expandir, inovar ou treinar equipe, o empreendedor trava uma guerra diária contra um sistema que mais atrapalha do que ajuda. Isso precisa mudar. E estamos mudando”, ressaltou, destacando o avanço da Reforma Tributária.

O senador usou um exemplo prático para explicar o impacto positivo no cotidiano dos negócios. Contou a história de um simples prato servido num restaurante, mostrando como, hoje, ele percorre um verdadeiro labirinto tributário. “Com a reforma [tributária] e o novo modelo de IVA, o imposto passa a ser transparente, justo e previsível. Isso é cidadania fiscal”, frisou o senador paraibano.

Além da reforma, Efraim defendeu segurança jurídica como pilar fundamental para o investimento de longo prazo. “Previsibilidade não é luxo, é base. Nenhum investidor coloca dinheiro onde a regra muda o tempo todo”.

O senador lembrou que o Congresso já mostrou maturidade ao aprovar reformas impensáveis até pouco tempo atrás, como a da Previdência, a trabalhista e a autonomia do Banco Central.

Na condição de presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), Efraim reforçou seu compromisso com o equilíbrio das contas públicas. “Só com responsabilidade fiscal conseguiremos baixar os juros e destravar os investimentos.”

Estiveram presentes no encontro: o presidente da ANR, Erik Momo; o vice-presidente da ANR, Fernando de Paula; o secretário de Desenvolvimento da Cidade de São Paulo, Rodrigo Goulart; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi; dentre outros lideres do setor.

Deixe um comentário