A 51ª edição da Expo Abav, maior feira de turismo da América Latina, foi encerrada no último sábado (28). Este ano, o encontro – realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens – aconteceu em Brasília e contou com cerca de 98 estandes e 1.500 expositores.
Segundo publicação do Mercado e Eventos, site especializado na área, o evento teve um total de 23.439 mil visitantes, superando o público da edição de 2023. A Abav é frequentada não só por agentes de viagens que buscam conhecimento sobre diversos destinos do Brasil, como também representantes do Turismo de outros lugares do país.
Entre os estandes da Abav 2024 esteve o de Campina Grande, que recebeu quase 8 mil visitantes durante a feira. Tratando a cidade como um destino para o ano todo, uma equipe da Coordenadoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico levou ao público os diversos atrativos da cidade, como O Maior São João do Mundo.
Segundo o coordenador de Turismo, Pablo Jatobá, nomes como Ricardo Bertolucci Reginato, secretário de Turismo de Gramado, o subsecretário e o titular da pasta no Distrito Federal, Franklyn da Cruz Martins e Cristiano Nogueira Araújo, respectivamente, visitaram o espaço mantido pela Rainha da Borborema.
“Além da rica troca de experiências com essas pessoas, durante os três dias nós recebemos diversos agentes de viagens, além de outros tantos representantes de operadoras de Turismo. Foi uma experiência bem sucedida e a sensação é de dever cumprido. Daqui pra frente mais frutos serão colhidos”, comemorou Pablo.
Vale lembrar que para estar na Abav 2024 Campina contou ainda com a parceria do Sebrae-PB. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama, lembrou também de outros números conquistados pelo estande de Campina nesse encontro.
“Nós trouxemos 4 mil revistas ‘Viva Campina’, que é uma produção nossa, e voltamos pra casa sem nenhuma na bagagem. Houve grande procura. Tivemos o cuidado de deixar o nosso espaço não só bonito mas também atrativo. Nessa linha nós trouxemos diversas atividades interativas e isso nos deu o resultado esperado. A prova é o número de visitantes que viveram um pouco de Campina durante a Abav”, declarou.
Tâmela afirmou ainda que a equipe campinense chegou a distribuir 9kg de sorda, 30 litros de cachaça e 40kg de rapadura. “Levamos um gostinho de Campina para todos, literalmente”, completou.
Ainda conforme o Mercado e Eventos, 50% do público circulante da feira este ano são de pessoas de fora do Distrito Federal. A 52ª edição da Expo Abav irá acontecer entre os dias 08 a 10 de outubro de 2025, novamente no Rio de Janeiro.