More

    Decisão de Flávio Dino determina que emendas de deputados e vereadores paraibanos sigam novas regras de transparência

    Uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve arrochar as fiscalizações dos destinos de emendas parlamentares federais também nos poderes legislativos estaduais e municipais. Dino determinou que essas esferas “adotem as mesmas regras de transparência e rastreabilidade aplicadas a emendas parlamentares federais”.

    Com isso, na prática, as emendas apresentadas por deputados estaduais e vereadores da Paraíba também deverão seguir o novo modelo de controle.

    Segundo Dino, “a execução de emendas parlamentares já aprovadas por deputados estaduais e vereadores para 2026 deverão ser travadas até que as assembleias e câmaras demonstrem o cumprimento das regras de transparência e rastreabilidade”.

    “Não faz sentido que o dever de identificar a origem e os beneficiários finais dos recursos públicos (…) se limite ao plano federal”, afirmou o ministro, destacando que a medida “marca o início de uma nova fase” no processo das emendas.

    O STF também informou que “os tribunais de contas estaduais, do DF e municipais, além dos Ministérios Públicos de Contas, Procuradorias Gerais e Ministérios Públicos estaduais” serão notificados para fiscalizar o cumprimento das normas.

    Uma nova audiência foi marcada para março de 2026, quando o Supremo avaliará o avanço das medidas de transparência e rastreabilidade nos estados e municípios.

    Com Portal Correio/Poder em Debate

    Foto: Fellipe Sampaio/STF

    Últimas

    Descrição da imagem

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui