A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a operação ‘Cher Ami’, que tem como objetivo combater os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e distribuição de medicamentos sem registro, no município de Campina Grande.
Durante as investigações foram levantados indícios de que um casal – um homem de 25 anos e sua esposa de 20 anos – teria adquirido, pelos Correios, cerca de 25 kg de maconha, além de quase 8 mil comprimidos de Pramil, medicamento de origem paraguaia, que não possui autorização da Anvisa para importação e venda no território brasileiro.
A ação contou com a ajuda de cães farejadores K9 da Polícia Federal, que identificaram a presença de drogas no interior da encomenda suspeita em procedimento de rotina. Na data de hoje, foi dado cumprimento a 01 mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Regional das Garantias de Campina Grande, na residência do casal. Além das buscas, o juízo determinou a quebra do sigilo telemático dos investigados.
Comprovadas autoria e materialidade delitivas, os acusados responderão por crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 35 (trinta e cinco) anos de reclusão.
A operação foi batizada de Cher Ami, nome de um pombo-correio famoso pelas suas entregas de encomendas durante 1ª Guerra Mundial, fazendo referência ao modo como os investigados tentaram adquirir as substâncias ilícitas: por meio dos Correios.