O espanhol Jesús Martín-Fernández decidiu se tornar neurocirurgião por conta de um tumor cerebral que acometeu seu tio. Em 2021, com apenas 29 anos, foi o profissional de maior destaque em seu campo na Espanha e ano passado performou uma cirurgia neurológica pioneira no mundo, que mantém as emoções do paciente apesar da intervenção nesta área do cérebro – notícia que estampou as capas de revistas científicas de toda a Europa.
O cirurgião tem percorrido cidades em vários continentes difundindo suas técnicas e gravando trechos para um documentário do Netflix sobre sua técnica revolucionária. Segundo o médico, a visita à cidade se dá em decorrência do pioneirismo e destaque que a neurocirurgia tem aqui, superando demais cidades do interior do Brasil e até grandes centros urbanos.
Martín-Fernández aproveita a vinda à Campina para lançar seu livro “Dime qué sientes” (Diga-me o que sentes, em tradução livre) que conta suas experiências pessoais e profissionais na neurociência. O evento de lançamento será nesta segunda (30/09), às 17:30h, no Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como Museu dos Três Pandeiros, no Açude Velho, com entrada gratuita.
Dr. Martín-Fernández também vai ministrar palestras para alunos e profissionais da saúde e realizar gratuitamente uma cirurgia aplicando suas modernas técnicas em um caso complexo de um paciente do SUS. As palestras e a cirurgia serão transmitidas ao vivo do Hospital Antônio Targino para o Neurosurgical TV, canal de TV focado em neurociência com sede na Flórida, Estados Unidos, também disponível no Youtube.
A vinda do médico à cidade conta com o apoio do Hospital Antônio Targino, Centro de Neurologia e Neurocirurgia Dr. Rafael Holanda, Sociedades Brasileira e Nordestina de Neurologia e Neurocirurgia e Instituto Social de Assistência à Saúde.
Foto: Antonio Heredia